Caças F-15 e F-35 japoneses usam sinalizadores para interceptar aeronaves russas

Tensão no ar! Avião russo desafia o Japão com três violações consecutivas. Imagens: www.mod.go.jpTensão no ar! Avião russo desafia o Japão com três violações consecutivas. Imagens: www.mod.go.jp

Uma aeronave anti-submarina Il-38 da Marinha Russa violou o espaço aéreo do Japão três vezes, de acordo com um relatório do Ministério da Defesa japonês.

O incidente ocorreu ao norte da Ilha de Rebun, na província de Hokkaido, em diferentes momentos do dia.A primeira violação do espaço aéreo japonês aconteceu entre 13h03 e 13h04, seguida por uma segunda às 15h31, e uma terceira entre 15h42 e 15h43.

+ Vídeo: Oito aeronaves anti-submarinas russas procuraram por falsos submarinos inimigos no Mar do Japão

Em resposta, as Forças de Autodefesa do Japão (ASDF) tomaram medidas imediatas, enviando caças do Distrito Aéreo do Norte e emitindo mensagens de alerta para a aeronave russa.

Durante a terceira incursão, o ASDF utilizou, pela primeira vez, sinalizadores, dispositivos que emitem calor e luz como aviso.

Tensão no ar! Avião russo desafia o Japão com três violações consecutivas. Imagens: www.mod.go.jp

Analistas observaram que as imagens do Il-38 divulgadas pelo Japão indicam que a aeronave russa estava realizando operações de guerra anti-submarina. “O Il-38 estava patrulhando e lançando sonobóias, possivelmente detectando um submarino da Força de Autodefesa Marítima do Japão (MSDF)”, comentou um analista, sugerindo que a situação pode ser mais complexa do que inicialmente aparenta.

Fonte e imagens: www.mod.go.jp. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top